terça-feira, 14 de fevereiro de 2017


Série "Patrimônio no Serão: Casa de Farinha"



Série "Patrimônio no sertão": Casa de Sementes




Série "Patrimônio no Sertão": Cemitério Serafim



Série "Patrimônio no sertão: O Pereiro"




Da série "Métricas perversas"
Lá nos idos de 1800, Joseph Townsend, levantava suas propostas sobre as formas de estimular os pobres ao trabalho. Para ele, era fundamental que o Estado inglês eliminasse as políticas assistênciais, como o abono salarial com base no preço do pão. Temperando os anseios e medos com fome, todos iriam trabalhar...
Passados mais de dois séculos dos devaneios liberais piorados e muitos com as práticas neoliberais, vemos como as métricas para os pobres apenas pioraram.
No Ceará, por exemplo, a fome tem que ser interligada com a sede:
65% da água do Estado segue para o agronegócio, indústria e mineração e os outros 35% restantes não dão conta da sede do povo. Povo este que tem que conviver e ver cotidianamente a prática de políticas públicas mínimas para ele e máxima para os ricos. É assim, por exemplo, que os mais pobres se sentem ao olhar para o Canal da Integração, que leva águas do Castanhão para o complexo portuário do Pecém, sem poderem usufruir de uma gota d'água sequer, ainda que o canal passe em frente de suas casas.
Ontem, em ações pela Marcha estadual pela água, as populações do campo mostraram mais uma vez estes problemas: ocuparam o canal em Uiraponga e abriram suas comportas. Enquanto a água corria para abastecer as comunidades, as lágrimas desciam nos rostos dos camponeses. Uma dor na alma e uma alegria na carne. Na métrica perversa, a conta anunciava: 24h de válvulas abertas seriam suficientes para abastecer por 3 meses as 13 comunidades.
Para conter a "ordem da desordem", o Estado enviou a polícia e a COGERH, mas as populações continuam resistindo. Vamos ver que métricas vão romper hoje...
Mario Martins, professor da Universidade Federal do Ceará, agente voluntário da Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte.

A luta contínua! Água para quem precisa!
Foi preciso articulação, organização, movimento, missa, marcha, oração, ocupação, abertura de comportas do CANAL DA DESINTEGRAÇÃO, reuniões de negociação com a presença policial, muito trabalho na limpeza do rio, para as famílias do distrito de Uiraponga em Morada Nova, serem atendidos emergencialmente. 
Dia 18 de janeiro de 2017, marco dessa história, ontem dia 24/01/2017, a água chegou no ponto de captação do SAAE e o Estado fechou a comporta.
Amanhã dia 26 de janeiro de 2017, a direção da COGERH, estará recebendo uma comissão da região do vale do Jaguaribe, conforme solicitação feita através de oficio e entregue a COGERH. Solicitamos a presença da COGERH, com a SOHIDRA, SRH e Govenador do Estado do Ceará, visto que os problemas e as soluções passam por estes respectivos órgãos.
Água para quem precisa!


A CAMINHADA DO POVO EM POTIRETAMA E O PODER PÚBLICO MUNICIPAL
Hoje dia 10/02/2017, as comunidades: Caatingueirinha, Baracha, Barro Vermelho, Bom Futuro, Riacho Seco e Baixinha, ambas da região da Caatinga do Atanásio e as comunidades de Boa Vista, Sitio Venha Ver, Cajulândia, Baixa do Jatobá, Sitio Três Irmãos e Sitio Gracimões, da região da Caatinga Grande, em conjunto com a Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte, Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo do Socorro e o Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais de Potiretama, e com a participação das regiões de Uiraponga – Morada Nova e Lagoinha – Quixeré, realizaram a III Mesa da Solidariedade na Assembleia Popular.
O Poder Público Municipal Executivo com o Senhor Prefeito e suas respectivas secretarias e o Poder Público Legislativo, reafirmou os compromissos com o Plano de Desenvolvimento Local e Sustentável das Comunidades, bem como já encaminhou algumas demandas e agendou outras, entre elas destacamos algumas:
 O compromisso do Poder Público de se integrar na luta com o povo pela água;
 As demandas de poços e revitalização de outros já foram solicitadas, e que possivelmente até março, 05 novos poços serão perfurados, contudo não resolverá o problema e por isso da importância de somar forças com as comunidades que estão nas mobilizações em torno da água;
 Que este ano de 2017 estará elaborando a Lei de Uso do Solo e que seria importante a contribuição das comunidades e instituições na defesa do território;
 Foram conseguidos 10 caixas d’águas e que já solicitou mais 10 caixas para o centro urbano da cidade;
 O Legislativo assumiu compromissos em elaborar os Projetos de Leis proposto no Plano das comunidades, entre elas: A Lei que rege a captação de água, a Lei municipal contra a pulverização área com agrotóxicos, a Lei de fomento a Economia Solidária...
 No tocante as demandas ligadas a educação, assumiu o compromisso do transporte para os jovens que ingressaram nas universidades e institutos federais e/ou em escola técnica – Escola Família Agrícola de Tabuleiro do Norte; Que será concluída a escola da Cajulândia; Também assumiu o compromisso de conhecer a experiência da educação contextualizada que é desenvolvida na região de Cratéus, na perspectiva de pensar a experiência em Potiretama;
 No que ser refere às demandas ligadas ao Patrimônio Histórico Cultural, ficou agendada um reunião no dia 21 de fevereiro, pela manhã, com o Prefeito, a Secretaria de Educação, Obras e as secretarias afins ao tema, juntamente com os grupos que participam da experiência, UFC, COMTER e Cáritas, para as devidas providencias as demandas.
As comunidades avaliaram o momento com muito importante e que renovava as esperanças, no sentido de poder continuar construindo uma participativa ativa nas Políticas Públicas de Potiretama.
E para reafirmar o compromisso com a luta, e de que o Poder Público vai lutar pela água do Aquífero Jandaíra/Açú, as comunidades convidaram o Poder Público a juntos a cantarem: “ Tou com sede, tou com sede, me dar água pra beber, solte a água, salve a água, que é pra vida não morrer!”


Loading