quarta-feira, 10 de agosto de 2016

A série #OcupeÁgua tem por objetivo dar visibilidade às lutas pelo acesso e uso da água posta em ação pelos sujeitos sociais no território cearense.




A série ‪#‎OcupeÁgua‬ tem por objetivo dar visibilidade às lutas pelo acesso e uso da água posta em ação pelos sujeitos sociais no território cearense. Há uma ampla e numerosa diversidade de povos rurais e urbanos que, há décadas, vêm sofrendo com a forma como a questão hídrica foi e é gerenciada pelo Estado. Desde a prioridade no uso da água para o agrohidronegócio, até a concessão de outorgas para a utilização de elevada quantidade de água pelo setor industrial, como a Termelétrica no Pecém, há um conjunto variado de ações que impactam diretamente a vida das pessoas comuns. Falta d’água para abastecimento humano, insuficiência hídrica para criação e cultivo da agricultura camponesa, privatização da água, problemas de saneamento básico, racionamento para os mais pobres, dominação dos órgãos gestores pelos interesses grande capital, entre muitas outras dificuldades acabam sendo eclipsadas, por um lado, pelo discurso histórico do problema “natural” das secas e, por outro lado, por uma perversa lógica do progresso, um modelo de desenvolvimento, que se projeta através da carcinicultura, da fruticultura irrigada e das indústrias hidrointensivas que são, ao mesmo tempo, os principais utilizadores de água e maiores beneficiários de subsídios/isenções oferecidos pelo Governo do Estado.
‪#‎OcupeCeará‬ é portanto um movimento que busca servir de canal e suporte para a projeção de falas e denúncias por aqueles que foram ou são atacados pela escandalosa e irresponsável forma de gestão privatista das águas no Ceará, além de ser um convite para ocuparmos e nos apropriarmos da água que é nossa, que é do cidadão comum, dos povos do campo, cidade e do mar, e não do grande empresariado. Confira o link:  
https://www.youtube.com/watch?v=c-eP17tEMts#action=share




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading