quarta-feira, 19 de junho de 2013

Inauguração da Barragem do Figueiredo é protestada por famílias desapropriadas



O grito de ordem contra o "projeto de desenvolvimento" dessa vez veio da Barragem do Figueiredo. As manifestações do povo falavam da sede, da falta de energia, do atraso na entrega das cestas básicas (e olha que elas vieram chegar justamente no dia e horário da inauguração da Barragem! ...Por que será? Será que tentaram mais uma vez calar a boca desse povo que há mais de dez anos sofre com as injustiças do governo? A concentração iniciou por volta das oito horas na agrovila São José. Os manifestantes pintaram o rosto e usaram nariz de palhaço em repúdio a "festa de inauguração" que como bem disse a militante do MAB, Damiana Bruno, ao invés de progresso trouxe sofrimento para o povo. "Não sei o que se festeja", complementa a assentada que desde fevereiro deste ano foi transferida para a vila do reassentamento sem nenhuma condição de moradia: falta água, energia, trabalho, saúde, nossas crianças estão sendo transportadas em pau-de-arara e ninguém faz nada! reclama. Os gritos de ordem tomaram conta perante aos discursos dos governos. "Figueiredo, o povo paga o preço" e Água para o povo, não pros empresários" foram entoados como que cantos do povo de Deus na luta por justiça. E como se não bastasse o absurdo das falas dos que se vangloriavam por mais uma obra de "combate à seca", foi anunciado com muita alegria (pelo governador) a ordem para construção do Lago de Fronteiras - o mais absurdo é que pagaram pra algumas pessoas segurarem faixas de agradecimento por mais essa obra! Vejam os gritos da população diante desse ato violento de negaçãod e direitos!!
 


 

"Vem, vamos embora que esperar não é saber.

Quem sabe faz a hora, não espera acontecer".



 
 
No dia 29 de junho de 2013, na Comunidade de Tomé, localizada na Chapada do Apodi entre os municípios de Limoeiro e Quixeré, acontecerá a Assembleia das comunidades (Cabeça da Santa Cruz, Cercado do Meio, Tomé, Macacos, Lagoa da Casca, Carnaúbas, Maracajá e Ipú) que compreendem o Setor Tomé convocada pelas mesmas, Paróquia Imaculada Conceição, Diocese de Limoeiro do Norte e Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte. A mesma terá como objetivos:

  1. Apresentar e discutir a problemática das comunidades referente à situação da água e terra (regularização fundiária);
  2. Reivindicar a efetivação dos direitos já garantidos por lei;
  3. Selar compromissos com o poder público municipal, estadual, em vista de garantia de efetivação de políticas públicas.

A Assembleia é fruto de um processo de articulação, formação e diagnóstico da realidade que resultou na construção de demandas problemáticas prioritárias a serem discutidas e encaminhadas com os gestores municipais de Limoeiro do Norte e Quixeré. Foram convocados para esse momento os seguintes órgãos públicos: Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte, Prefeitura Municipal de Quixeré, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam \ Uece), SAAE e a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) de Limoeiro do Norte. E as seguintes organizações sociais: Diocese de Limoeiro do Norte, Núcleo Tramas – Trabalho, Meio Ambiente e Sustentabilidade (UFC), Cáritas Diocesana de Limoeiro, Rede nacional de advogados populares (Renap).
A Assembleia apresentará os problemas por categorias temáticas priorizando Água e Terra (regularização fundiária) e na sequência ouvirá uma posição dos órgãos frente às problemáticas buscando firmar compromissos com as propostas de soluções apontadas pelas comunidades.






 
 

quarta-feira, 5 de junho de 2013

ASSEMBLÉIA DE CONSTITUIÇÃO DA COOPERATIVA DOS CATADORES (AS) DE MATRIAIS RECICLAVEIS DO VALE DO JAGUARIBE VALE RECICLAR

A FACULDADE DE FILOSOFIA DOM AURELIANO MATOS DE LIMOEIRO DO NORTE SEDIOU A ASSEMBLEIA DE CONSTITUIÇÃO E FUNDAÇÃO DA COOPERATIVA DOS CATADORES(AS) DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DO VALE DO JAGUARIBE NO DIA 24 DE MAIO DE 2013 COM REPRESENTAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DE LIMOEIRO DO NORTE, QUIXERÉ, RUSSAS E TABULEIRO DO NORTE.
A CONSTITUIÇÃO DA COOPERATIVA É FRUTO DO PROJETO DESENVOLVIDO PELA SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL(STDS) INICIADO EM 2010 O QUAL CONTA COM O APOIO DA CARITAS DIOCESANA DE LIMOEIRO DO NORTE NA ARTICULAÇÃO DA CATEGORIA NA REGIÃO.NA EXECUÇÃO DO PROJETO ESTÁ PREVISTO A AQUISIÇÃO DE UMA USINA DE BENEFICIAMENTO DE ÓLEOS E GORDURAS RESIDUAIS(OGR) EM RUSSAS E UMA USINA DE TRIAGEM DE MATERIAIS RECICLÁVEIS EM LIMOEIRO QUE SE CONSTITUI SEDE DA COOPERATIVA.
O OBJETIVO É GARANTIR A FORMAÇÃO DA COOPERATIVA COM PERSPECTIVAS A MELHORIA DA RENDA DOS CATADORES ATRAVÉS DA COMERCIALIZAÇÃO DOS MATERIAIS RECICLÁVEIS DIRETAMENTE A INDUSTRIA RECICLADORA.
Mesa composta pelos conselhos recém constituídos de administração e Fiscal.

ASSOCIAÇÃO DE CATADORES(AS) BOM JESUS SUL DE LIMOEIRO DO NORTE É CONTEMPLADA COM CESSÃO DE USO DE GALPÃO PELA PREFEITURA




A presidenta da Associação de catadores(as) Bom Jesus Sul, Maria Rubens Saldanha, participou de evento publico realizado pela Prefeitura municipal de Limoeiro do Norte, hoje, dia 05 de junho de 2013, onde foi homenageada pelo trabalho informal de catação que desenvolve no município.Na ocasião foi entregue pelo Gestor o termo de cessão do galpão da Sibrazem, conhecido como galpão da pimenta, para a associação de catadores(as).Em fala da Caritas, foi feita a memória do processo que antecedeu a essa conquista.Em 2010 a Caritas Diocesana de Limoeiro do Norte inicia acompanhamento com os catadores na perspectiva de organização da categoria  na luta pela garantia dos direitos.Desde então forma inúmeros os processos de diálogos, reivindicações e visibilização da luta da categoria.Foram realizadas duas marchas de catadores(as) no município colocando essa e demais reivindicações para a categoria em 2011 e 2012. Essa conquista garante a melhoria das condições de trabalho da categoria que hoje atua no lixão e nas ruas. È o inicio do processo de transição de inclusão dos catadores nos sistemas de coleta seletiva exigidos pela lei 12.305/2010 a qual institui o fechamento dos lixões,a logística reversa e a implantação da coleta seletiva, dentre outros.O próximo passo é o inicio do programa piloto de coleta seletiva em que o poder publico deverá realizar campanhas de sensibilização e educação junto a população.Agora, a categoria segue na luta por uma politica municipal de resíduos sólidos que assegure o apropriamento dos materiais recicláveis e a inclusão dos mesmos nos demais processos relacionados a cadeia produtiva da reciclagem. 

QUIXERÉ É CONTEMPLADA COM A CONSTITUIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE CATADORES(AS) PAZ E AMOR.


Aconteceu no dia 04 de junho de 2013 a assembleia de constituição da Associação de catadores(as) de Quixeré.O grupo constituído por catadores(as) de rua e de lixão do município, vem em processo de organização desde 2010.A perspectiva agora é que o poder publico possa atuar na garantia dos direitos da categoria estabelecidos em lei,dentre elas a Politica Nacional de Resíduos Sólidos 12.305/2010 a qual institui o fim dos lixões em 2014, a implantação da coleta seletiva com a inclusão dos catadores(as), dentre outras exigências.
Hoje, os catadores ainda atuam no lixão e nas ruas de forma independente e informal.Dentre as garantias estabelecidas em lei está ainda a possibilidade de contratação da associação para realizar a coleta seletiva no município.
Apesar da categoria já ser reconhecida desde 2010 pela Classificação Brasileira de Ocupações(CBO) ainda é necessário lutar por reconhecimento e valorização.



ASSOCIAÇÃO DE CATADORES(AS) DE MATERIAIS RECICLAVEIS DE RUSSAS(ASCAMARRU) SE PREPARA PARA INICIO DO PROGRAMA PILOTO DE COLETA SELETIVA EM RUSSAS A PARTIR DE JULHO.

Associação dos catadores(as) de materiais recicláveis de Russas(ASCAMARRU) se prepara para iniciar o programa piloto de coleta seletiva de Russas.Tal conquista é fruto da luta de 3 anos quando foi iniciado o processo de organização.A perspectiva é que a categoria continue buscando garantias como a apropriação dos materiais recicláveis e a criação da lei municipal de coleta seletiva.
Confira mais em reportagem do Diário do Nordeste:http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1274691
Loading