quinta-feira, 25 de abril de 2013

Assembleia da Cáritas acontecerá em Potiretama


 

 
 
 
“ Vou construindo uma rede solidária,

que vive o sonho de uma vida melhor!

A rede cresce no sonho da liberdade,

que une nossas utopias, vidas, mãos e corações!”

Letra: Eliel Jr.


 
 
 
Gente querida parceira (o), voluntária (o) e grupos acompanhados,

Paz!


Motivados por esses versos da música “Ciranda da Economia Solidária”, realizaremos a XVIII Assembleia da Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte  nos dias 03 (sexta-feira) e 04 de Maio (sábado) de 2013, tendo como local a comunidade de Mão Direita no município de Potiretama – CE.

 
Nossa assembleia foi pensada com muito carinho para cumprir três grandes objetivos:

1º Objetivo: Ser um momento de renovação da diretoria e conselho fiscal;
 
2º Objetivo: Estudar e aprofundar o tema Gestão de Empreendimentos Solidários tendo como referência a Gestão da Experiência da Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Potiretama;

3º Objetivo: Propiciar um momento de celebração, confraternização e comercialização solidária a partir da Feira com a participação de outros grupos da diocese de Limoeiro do Norte.
 
A programação inicia na manhã do dia 03 na comunidade de Mão Direita, onde realizaremos o processo eleitoral de escolha da nova diretoria e teremos um momento de formação em empreendimentos solidários.
 
Logo mais a noite, faremos nossa confraternização e realizaremos a Feira Regional de Agricultura Familiar e Economia Solidária na comunidade de Caatingueirinha, onde contaremos com a presença de grupos de vários municipíos do Vale Jaguaribe e faremos uma celebração ecumênica presidida pelo Pastor Policarpo e o Pe. Djavan Fernandes. Além disso, teremos apresentação de quadrilha e forró pé-de-serra.
 
No dia 04 logo cedo nos dirigiremos a sede do município para realizarmos a Romaria pela Água em tempos de Seca.
 
De coração alegre e festivo estamos nos preparando para receber seu grupo, na certeza de estarmos juntos construindo um mundo melhor!
 

POTIRETAMA EM ROMARIA...



"Vem, vamos embora que esperar não é saber.

Quem sabe faz a hora, não espera acontecer".


Companheiros/as,


A situação de pobreza no semiárido brasileiro não é causada pelo fator climático, mas principalmente pela falta de uma política contextualizada. As ações emergenciais precisam ser acompanhadas de políticas públicas estruturantes que garantam segurança hídrica e alimentar, que incentivem o uso de tecnologias adaptadas á realidade climática da nossa região em vista de um semiárido democrático sustentável para todos/as.

É acreditando num semiárido solidário e sustentável que as comunidades organizadas do município de Potiretama juntamente com a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Cáritas Diocesana de Limoeiro, Diocese de Limoeiro do Norte e o STTR de Potiretama, convidam você, sua comunidade, sua paróquia, seu movimento, sua organização para participar da “Romaria pela água em tempos de seca”, no dia 04 de maio de 2013. Será uma ocasião privilegiada para anunciar o semiárido que queremos e denunciar a toda sociedade e poder público as negações de direitos de agricultores/as familiares por falta de políticas públicas de convivência com o semiárido.

Venham, formem suas caravanas e juntem-se a nós! A Romaria começará ás 7:00hs com café da manhã partilhado na casa paroquial de Potiretama. De lá, sairemos em caminhada pelas ruas da cidade até a igreja Matriz, onde haverá uma celebração eucarística presidida pelo nosso bispo diocesano Dom José Haring.



REUNIÃO COM A CATEGORIA DE CATADORES (AS) DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E PODER PUBLICO MUNICIPAL DE LIMOEIRO DO NORTE.


Aconteceu hoje, no dia 25 de abril de 2013, na fabrica de redes na Cidade Alta uma reunião com representantes da categoria de catadores (as) de materiais recicláveis de Limoeiro do Norte e o prefeito Paulo Duarte juntamente com demais representantes do poder publico municipal, dentre eles a secretaria do meio ambiente, o secretario de agricultura, o secretario de ação de governo e comunicação, o conselho tutelar dentre outros. Na ocasião também estava presente a Caritas Diocesana e representantes do projeto paz e união, instituição que existe há 26 anos na comunidade e atua socialmente junto as famílias locais. O objetivo da reunião era pautar as seguintes demandas da categoria em relação à saúde e condições de trabalho:

- Disponibilização de um galpão na sede de Limoeiro e outro na Cidade Alta, o qual já vem sendo negociado, para receber e armazenar o material coletado pela categoria;

- Apoio logístico à comercialização dos materiais coletados para a indústria;

- Disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPI’s);

- Atenção à questão da saúde e educação do catador que vive em situação de vulnerabilidade e risco constante.

O prefeito, Paulo Duarte após ouvir a fala dos representantes dos catadores de rua e lixão, pertencentes à Associação dos Catadores (as) Bom Jesus Sul, mostrou-se aberto e disposto para contribuir na melhoria da situação vivenciada pela categoria. Encarregou à secretária de Desenvolvimento ambiental, Iolanda Freitas, a tomada de encaminhamentos necessários ao cumprimento de algumas demandas, aquelas possíveis de serem atendidas nesse primeiro momento, tais como:

-A elaboração de um documento via procuradoria do município para disponibilização legal da utilização do galpão da Sibrazem localizado na Cidade Alta que já vem sendo solicitado pelos catadores há seis meses junto a procuradoria do trabalho a qual vem tentando descobrir a quem pertence o patrimônio;

- A busca por um espaço em Limoeiro para suprir as necessidades dos catadores de rua;

-A aquisição de equipamentos de proteção individual EPI’s o mais rápido possível para a categoria;

- As negociações necessárias para garantir a médio longo prazo a construção do galpão da associação em terreno, garantido por lei pelo município em 2012, para a mesma;

- Os diálogos com as secretarias de assistência social e secretaria de educação no sentido de dar uma atenção a questão da creche para as crianças e da saúde do catador;

- A discussão sobre a implantação do programa piloto de coleta seletiva em Limoeiro do Norte.

Os catadores (as) presentes vibraram com a possibilidade de ver algo concreto finalmente acontecer, uma vez que já vêm lutando por melhorias e efetivação dos direitos desde 2010.

Podemos acreditar que o caminho para a construção de políticas publicas voltadas para a categoria, reconhecida como tal desde 2010, começa a ter novas perspectivas no município. Cabe à categoria se organizar ainda mais e se fortalecer. Afinal, a lei federal 12.305 já vem estabelecendo prazos para o fim dos lixões e a implantação da coleta seletiva, dentre outros. E a prioridade de inserir a categoria de catadores organizada é uma das exigências que deverão ser atendidas.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Caminhada pede justiça para José Maria do Tomé, executado com 25 tiros, em 21/04/2010 em Apodi no Ceará

 
 
Terceira Romaria da Chapada do Apodi reuniu cerca de 200 pessoas neste sábado, 20, na comunidade do Tomé, em Limoeiro do Norte. O agricultor e militante José Maria foi assassinado em 2010. Em junho do ano passado, o MPE entregou denúncia à 1ª Vara de Justiça acusando como mandantes do crime o dono de uma empresa agrícola da região e o funcionário dele. Mas não houve qualquer resposta dos meritíssimos; ninguém ainda foi preso.
 
Mais uma caminhada em memória à figura e às lutas do agricultor José Maria Filho foi realizada neste sábado, 20, na comunidade do Tomé, em Limoeiro do Norte, a 207 km de Fortaleza. Zé Maria do Tomé, como era conhecido, foi um dos principais militantes na luta contra o uso de agrotóxicos em plantações na Chapada do Apodi. Mas foi assassinado com 25 tiros, em 21 de abril de 2010.
A Terceira Romaria da Chapada do Apodi reuniu cerca de 200 pessoas entre amigos, estudantes, representantes das pastorais sociais e militantes ambientais e sociais. A caminhada partiu do local onde Zé Maria foi assassinado, em uma estrada estreita, próximo ao aeroporto da Chapada, e seguiu até a Igreja Nossa Senhora de Fátima, na pequena comunidade do Tomé, onde o agricultor morava, com a mulher e os três filhos.
A caminhada foi marcada por gritos de justiça, rezas e discursos que denunciam o uso dos agrotóxicos nas plantações da região e a concentração fundiária na Chapada.
Em junho do ano passado, o MPE entregou denúncia à 1ª Vara de Justiça acusando como mandantes do crime o dono de uma empresa agrícola da região e o funcionário dele. Segundo amigos próximos de Zé Maria, que acompanham o caso, ainda não há qualquer resposta da Justiça quanto ao inquérito do MPE.
 
Água contaminada
Para Socorro Guimarães, uma das líderes da Associação de Moradores do Tomé, a morte de Zé Maria fortaleceu ainda mais a luta contra os donos de plantações, que pulverizam agrotóxicos e assim contaminam o solo e a água da comunidade. “Aproveitamos ainda para exigir água de qualidade para nosso povo e que parem destruir a natureza e as moradias para aumentar áreas de plantações na Chapada do Apodi”, denuncia.
Presentes na romaria, a mulher e os três filhos de Zé Maria empunhavam placas em homenagem ao agricultor. “Sempre me emociono e ainda temos medo, mas vou manter viva a memória do meu marido”, diz, emocionada, Branquinha Xavier, viúva do militante assassinado.
 
Leia também:
 

Audiência debate morte de agricultor Zé Maria do Tomé

Uma audiência pública foi realizada na manhã de ontem, na Câmara dos Vereadores do município de Limoeiro do Norte, para discutir a investigação do assassinato do líder ambientalista Zé Maria do Tomé, morto há três anos. A audiência foi realizada pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, com a presença do deputado estadual Antônio Carlos. Estiveram presentes o promotor de Justiça Felipe Diogo, o advogado Claudio Silva e representantes de movimentos sociais.

A morte de Zé Maria do Tomé ainda tem causado indignação na população que reside em comunidades da Chapada do Apodi, em ambientalistas e movimentos de proteção aos direitos humanos. O agricultor denunciava a expropriação de terras de pequenos trabalhadores e a contaminação da água em função do uso abusivo de agrotóxicos. Ele foi morto em 21 de abril de 2010, com 19 tiros.

No início da sessão, o deputado estadual Antônio Carlos contextualizou a temática que vem sendo um tema de bastante discussão principalmente na região. A palavra foi passada para o advogado do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado, Claudio Silva, que falou da repercussão do caso.

"O caso de José Maria hoje está no nível de casos de assassinatos de ambientalistas que foram repercutidos nacionalmente, como o caso dos extrativistas Maria do Rosário e Claudio", afirmou ele .

A professora da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), Bernadete Coelho, integrante do movimento Agenda 21, expôs a problemática do modelo agrícola, afirmando que o aumento da violência relacionada ao campo, não só na região, mas em todo o País, somado aos problemas dos agrotóxicos e a expropriação de terras, têm levado os agricultores a denunciarem esses problemas.

De acordo com o promotor de Justiça deste município, Felipe Diogo, o Ministério Público enfrentou muitos problemas para concluir as investigações do caso. "Conseguimos concluir a investigação e a ação penal. A luta agora, que deve ser principalmente da sociedade, é que esta ação chegue a um bom termo".
Por ELLEN FREITAS
COLABORADORA DO DIÁRIO DO NORDESTE
Loading