sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Encontro de Avaliação da Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte reflete o tema Juventude, Desenvolvimento e Solidariedade.

Nos dias 21 e 22 de novembro de 2012, a Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte em conjunto com os grupos de crianças, adolescentes, jovens, agricultores (as), catadores (as) de materiais recicláveis, apoiadores, voluntários e parceiros dos municípios de Aracati, Russas, Quixeré, Limoeiro do Norte, Tabuleiro e Potiretama foi acolhida num lugar divino marcado por uma natureza exuberante que por sua força fala do criador, a casa dos Maristas no município de Aracati. Este momento foi marcado pelo encontro e reencontro de pessoas a partir da celebração e partilha de vidas, vimos testemunhos de homens e mulheres que acreditam na força do amor. Como não sentir a solidariedade sendo força de transformação, como não acreditar que mesmo sem tanta gente lutando, ficamos com a força da qualidade. O que não dizer de alguém que diz, precisamos de mais energia ou de alguém que diz que ama o trabalho que faz porque está cuidando do meio ambiente (catador de material reciclável). 
 
E porque não ressaltar a criatividades de tantos grupos transformando suas histórias em arte, pois se a vida é um arte aqui estão seus artistas principais. Percebemos que o mundo necessita de corações que sejam capazes de sentir o amor que é partilhado entre as pessoas e de se compadecer dos sofrimentos que o mundo publica. Que sejamos transformados pela força da solidariedade, assim como disse Dom Helder Câmara "O segredo de ser jovem – mesmo quando os anos passam, deixando marcas no corpo – é ter uma causa a que dedicar a vida".

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Notícias do VIII EnconASA em Januária - MG

Durante o VIII Encontro Nacional da Articulação no Semiárido (ASA), um espaço será aberto à visitação pública: a feira de Saberes e Sabores do Semiárido. Realizada ao ar livre, numa área em frente ao Sesc Laces de Januária, a feira vai ter alimentos sem agrotóxicos, sementes crioulas e artesanato, além de uma programação cultural à noite, com shows ao vivo de artistas locais e do Nordeste. Confira abaixo os dias e horários de funcionamento.

Em uma das 30 barracas funcionará a cozinha do Sertão mineiro. Neste cantinho, agricultores e agricultoras farão comidas típicas da região, como biscoitos em forno à lenha, transformarão a carne seca em um belo prato de paçoca, triturando tudo no pilão, e ainda usarão a pedra para fazer o tradicional beiju com a goma de tapioca.

Quem se interessa em conhecer técnicas simples e inovadoras para a lida no campo também pode aprender muito nesta feira. Lá, haverá um lugar para 70 agricultoras e agricultores de todo o Semiárido compartilhar seu conhecimento, seus saberes.

Um deles é o agricultor agroflorestal, Vilmar Luiz Lermein, que mora em Exú, município da Chapada do Araripe, em Pernambuco. Ele vai mostrar como maneja as sementes crioulas e a gestão da água na propriedade de Serra dos Paus-Dóias, de 12 hectares, onde vivem 100 famílias.

O agricultor cultiva sementes crioulas de milho e feijão, comercializa mel, licores, doces e geleias de frutas nativas, como a murta e o cambuí. Seu Vilmar conta com a ajuda de materiais de divulgação, como folder e banner, além de fotografias, para contar sua experiência em separar as melhores sementes, realizar a secagem de forma correta e a estocagem e a distribuição entre as famílias.

“Fico feliz em participar e mostrar um trabalho que é fruto de todos, do movimento. Com a experiência, mostramos a necessidade da família se organizar e como a comunidade rural é um lugar bonito e bom de viver”, disse Vilmar. Além de seu Vilmar, mais 70 expositores vão apresentar suas experiências.

“Estamos estimulando que eles [agricultores e agricultoras] inscrevam suas experiências e haja um momento para intercambiar, trocar, falar”, disse a coordenadora executiva da ASA Minas, Valquíria Lima.

Para a ASA, o Semiárido é lugar de gente cuja tradição e conhecimento é fonte de ensinamento de como conviver com a região. Para transformar esse lugar em um ambiente de prosperidade, as organizações da sociedade civil que fazem parte ASA atuam, junto com os agricultores/as, implementando técnicas alternativas de convivência com o Semiárido.
Confira a Programação completa do VIII EnconASA: www.oitavoenconasa.org.br

Cáritas encerra a Semana da Solidariedade com palhaços e muita alegria

Nestes dias 13 e 14 de novembro a  criançada do bairro Alto São João em Russas recebeu a equipe da Cáritas para a programação de encerramento da Semana da Solidariedade.
A festa contou com palhaços que vieram de Cubatão e Buenos Ailes além de fantoches para animar a noite das crianças.
Além disso as crianças do bairro prepararam uma peça teatral que tratava do tema da campanha Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil. Tudo isso, acompanhado de muita pipoca, para a animação da criançada. Depois, as crianças tiveram a oportunidade de brincar em pula-pula e outros brinquedos.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Vem aí o Festival de Arte e cultura de Limoeiro

A Cáritas Diocesana de Limoeiro em parceria com a Associação projeto Paz e União realizarão nesse dia 24 de Novembro a partir das 19 horas o Festival de Arte e Cultura para a Cidadania. O evento contará com apresentações artísticas culturais do bairro Antonio Holanda em Limoeiro do Norte e do bairro Alto São João em Russas, além de feira de sabores. O evento é uma das atividades do projeto Catando Cidadania realizado com apoio da Cáritas Alemã e da Kinder Missionswerk e trabalha com os filhos/as de catadores/as de Limoeiro do Norte e Russas. Participe desse grande momento!!!

Planeta Seca

Várias dioceses estão no roteiro triste da seca. Os dados são atualíssimos e ajudará muito nos nossos trabalhos diários. Confira no link http://digital.opovo.com.br/Default.aspx?pID=218&eID=17722&lP=0&rP=1&lT=page a excelente matéria que cobre a seca no Ceará publicado no dia 11.11. 2012 pelo Jornal O Povo.
Loading