quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

MENSAGEM DE NATAL E ANO NOVO DA CÁRITAS DIOCESANA DE LIMOEIRO DO NORTE

Gente querida e amiga,
      Neste tempo de esperança luminosa e inquieta, no nascimento de Jesus de Nazaré, desejamos muita Paz e muita Luz. O caminho que fica atrás da gente, deste ano que termina, está cheio de memória viva que alimentou e continua alimentando nossas lutas e esperanças. O caminho que se abre à nossa frente mostra um futuro cheio de possibilidades e sonhos... Queremos e desejamos continuar construindo esse mesmo caminho com cada um e cada uma que desejou e deseja somar seu coração e seu corpo a essa Rede de Solidariedade da Cáritas.
      Estamos entrando em recesso, retomando nossas atividades no primeiro dia útil de Janeiro.
      Um grande e fraterno abraço a todos e todas, com votos de um FELIZ NATAL e Ano novo de 1012 que se inicia com muita Luz e Esperança. É o que desejamos, nós da Equipe Técnica e Diretoria da Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte.


segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

VÍDEO - COMUNIDADE LAGOA DOS CAVALOS RUSSAS, CE - Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte

      Filme que mostra um pouco da vida da Comunidade de Lagoa dos Cavalos a partir dos projetos de economia popular solidária e agricultura familiar acompanhados pela Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte. Um exemplo comunitário de convivência com o semiárido Brasileiro que está prestes a ser destruido pelo denominado Projeto Tabuleiro de Russas. Um projeto (infelizmente) governamental que tem o DNOCS (Departamento Nacional de Obras contra a seca) como gestor e executor das obras dentro do perímetro irrigado e tem se revelado como uma fonte de bens e riquezes para latifundiários a custa da espulssão de famílias e agricultores que construiram suas vidas nas terras que serão usadas pelo projeto.
      Está mais do que comprovada a insustentabilidade do Agronegócio na Região do Vale do Jaguaribe, um modelo de "desenvolvimento" sustentado por injustiças, segregações, poluição (dos alimentos, dos bens naturais e, sobretudo, das pessoas) e imposições...
      Este vídeo quer ser uma denúncia contra a forma como os Projetos públicos administrados pelo DNOCS estão causando dor e sofrimentos aos pequenos prodtures da Região do Vale do Jaguaribe. A própria sigla "DNOCS" demostra uma postura que não acreditamos ser correta com o semiárido Brasileiro. Não somos CONTRA este bioma, não assumimos uma postura de "COMBATE" à natureza, não somos "CONTRA A SECA", pelo contrário, promovemos uma cultura de CONVIVÊNCIA COM A SECA. Convivência que gera sustentabilidade e VIDA. Confiram abaixo o vídeo...

Loading